quarta-feira, 25 de outubro de 2017

VIDAS DE GRANDES MULHERES - 1

( O cineasta Leonel Brito, meu querido Amigo, fica por mim nomeado responsável pelo arquivo on line destes textos.)
Assim farei...Lb
VIDAS DE GRANDES MULHERES

AUTORES: Henry Thomas e Dana Lee Thomas. Tradução de António Acauã, revista por A. Vieira d'Areia. Lisboa, Livros do Brasil, s/d. Colecção Vidas Célebres.
Título do original norte-americano:

LIVING BIOGRAPHIES OF FAMOUS WOMEN


INTRODUÇÃO
A palavra inglesa woman, mulher, provém do inglês antigo wifman, e significa The wife-half of man, a metade-mulher do homem. Essa metade da estirpe humana, que muita gente diz ser a melhor metade, foi conservada em submissão durante milhares de anos. «Dia e noite - dizia o velho código de Manu - as mulheres devem ser mantidas na escravidão, sob o domínio dos seus varões.» Segundo as primitivas leis romanas, o marido podia executar sua mulher, e o pai sua filha, por motivo de adultério. Mesmo após a publicação da Magna Carta, séculos mais tarde, uma mulher não podia legalmente acusar um homem por assassínio.
Na França do século XVIII, o ilustre Rousseau foi capaz de prever a emancipação da metade masculina da Humanidade, mas não a da metade feminina. «As mulheres - dizia ele - são criadas apenas para agradar aos homens... Sendo incapazes de julgar por si próprias, devem sempre ater-se ao juízo dos pais e dos maridos.»
E em muitas partes dos Estados Unidos, até à época da Revolução, as mulheres eram multadas e presas por falarem em público. Somente a ameaça de uma revolta por pate das Mães da Revolução compeliu os Pais da Revolução a reconhecê-las algo mais do que objectos de propriedade. «Desejo que te lembres das senhoras - escreveu Abigail Adams a seu marido John Adams, que tinha assento no Congresso Continental - e que sejas mais generoso e favorável a elas do que os teus antepassados... Se não forem concedidos às mulheres cuidados e atenções particulares, estamos decididas a promover uma rebelião.»
Só século e meio depois, contudo, é que os homens começaram a reconhecer as mulheres como suas iguais.
Até à presente geração, portanto, a metade do homem viveu coarctada. A despeito dos obstáculos que a cercavam, todavia, ela apresentou feitos não menos heróicos e brilhantes que os da sua mais tirânica metade. Nos tempos de Cleópatra e Teodora, quando os grandes homens eram quase uns brutos, as grandes mulheres não eram menos brutais do que os homens. E hoje que os homens procuram ser semideuses, as grandes mulheres não são menos endeusadas do que eles.
Este volume apresenta algumas personagens femininas capazes de , com dignidade e sem constrangimento, situar-se lado a lado com os seus pares masculinos.
Henry Thomas e Dana Lee Thomas

Sem comentários:

Enviar um comentário